sábado, 27 de novembro de 2010

INTERAÇÃO DE MÍDIAS NA ESCOLA

O espaço da sociedade atual é a materialização de uma série de descobertas e transformações que proporcionaram novas tendências comportamentais e intelectuais. O homem ao mesmo tempo que torna-se descobridor de novas fontes de tecnologia e altera sua relação com o meio em que vive, torna-se um produto desse processo.

A escola nesse âmbito é o palco da produção e reprodução dessas descobertas, é o espaço onde o fazer tecnológico deve por excelência gerar novas expectativas e proporcionar cada vez mais a investigação e a necessidade de renovação do saber. Nesse processo os atores que configuram esse espaço de iniciativas devem trilhar caminhos que levem a integração dos espaços pedagógicos como forma de desenvolver plenamente técnicas que venham culminar com a utilização das mídias como alternativa de aproximar os educandos da realidade que os assiste.

As mídias proporcionam no ambiente escolar o interesse pelo fazer de uma forma nova e interessante, pois apresentam um legue de prerrogativas que fornecem ao professor um campo vasto e rico de metodologias que podem desenvolver conteúdos programáticos buscando a realidade do aluno e o mais cativante ainda é a participação excessiva dos alunos em trabalhar assuntos que muitas das vezes tinham um grau muito grande de dificuldades e tornam-se mais compreensivos.

Quando há a aproximação dos conteúdos programáticos com a realidade do aluno ou quando este sabe o que fazer com tanto conteúdo ou ainda quando este se torna um investigador e transformador de sua própria realidade, certamente os resultados desses processos para a sociedade é mais evidente de uma forma positiva do que tornar este aluno um mero consumidor de tecnologias.

Tendo em vista os avanços tecnológicos, a escola não pode deixar, em hipótese alguma, de proporcionar ao educando os caminhos que o levarão a construção de um conhecimento consolidado com o cotidiano da atualidade. Caso contrário o ambiente escolar estaria transformando esse aluno em um excluído digital e se tornando um espaço pouco atrativo e alheio às transformações da modernidade.

A informática significa um mundo novo, cheio de descobertas e de conhecimentos, é um leque de informações e atualizações que faz com que lugares distantes e de realidades distintas se aproximem em uma velocidade imediata, daí a sua importância na troca de informações e também apresenta um magnetismo muito grande que nos atrai por sempre apresentar algo de novo.

A educação hoje deve impreterivelmente estar envolvida nesse contexto informacional e captar cada vez mais as mudanças ocorridas no cotidiano da sociedade atual para que não se torne desatualizada e consiga envolver o aluno nessa gama de descobertas e, mais ainda, que ele aprenda a utilizar cada vez mais as tecnologias para o seu desenvolvimento como cidadão.

A informática na educação deve ser utilizada como recurso metodológico para fins de pesquisas, atualizações, publicações de trabalhos e fomentar o ideal de aprimoramento das atividades, dessa forma nossos alunos se aperfeiçoam e interagem com o mundo a sua volta.

O uso da informática na educação é atualmente um elemento primordial para que o conhecimento seja construído de forma dinâmica, para que consigamos acompanhar a instantaneidade dos acontecimentos que envolvem a realidade social. Todos os recursos em programas educacionais devem ser utilizados como metodologia para aproximar cada vez mais o aluno desse mundo virtual.

Não podemos nos tornar alheios a essa realidade virtual, a cada dia devemos sugar as informações e usá-las na construção do bem-estar da sociedade sem retaliações de classes sociais ou de acesso a esse meio informacional. A informática na educação deve chegar para todos, para que realmente faça parte do processo de ensino e aprendizagem e construa o aluno cidadão.

Texto: Micheline Banhos