domingo, 27 de março de 2011

UM ATO DE SOLIDARIEDADE...

A Unidade Especial Abrigo João Paulo II, nasceu em 1983, através do processo de transformação da colônia de Marituba, com base na política de reinserção social do paciente portador de hanseníase. Possui 100 leitos entre masculino e feminino e desenvolve trabalhos de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação com pacientes remanescentes da Colônia de Marituba, sequelados e idosos em caráter temporário e permanente.
Clientela atendida:
  • Pacientes idosos com graves seqüelas de hanseníase e abandono familiar.
  • Pacientes adultos procedentes do interior do Estado para tratamento especializado.
Em 2009, O Abrigo João Paulo II estabeleceu convênio com a Secretaria de Educação do Estado- SEDUC/ PA, através do PROGAMA PROSSEGUIR para atender nas oficinas de ARTE e ARTESANATO, promovendo junto à coordenação de Assistência Social da U.E., os seguintes objetivos:
§ Criar condições para o resgate da auto – estima dos adultos e idosos, minimizando suas perdas físicas, sociais, psicológicas e cognitivas;
§ Diminuir a ociosidade e problemas decorrentes desta;
§ Valorizar as potencialidades dos residentes;
§ Integração dos internos;
A Importância das oficinas para os residentes.

As Oficinas de Arte tem desenvolvido atividades utilizando recursos materiais recicláveis como o jornal, coador de café, pratinhos descartáveis, garrafas pets, recipientes plásticos, etc. com a confecção de caixas, pufs, vasos, máscaras, jogos, e outros, na intenção de trabalhar com significados de reaproveitamento, reutilização... portanto, menos recursos naturais terão menos consumo, menos lixo e uma redução da poluição.
Além da produção de objetos a partir de materiais recicláveis, a Oficina oferece a pintura artística, neste caso exige um material mais específico e industrializado, tem o objetivo de promover a integração, desenvolvimento de habilidade artística e até perspectivas de renda, visto que o resultado dos trabalhos são expostos a cada final de ano no Abrigo e alguns residentes vivem somente de doações. Daí a importância para muitos de participarem e até mesmo aprimorar os trabalhos artísticos, além dos já citados acima.

Por esses motivos a necessidade do material que consta na lista abaixo, pois a falta deste resulta no fim das atividades desenvolvidas no Abrigo pela professora ANA RITA DO PROGRAMA PROSSEGUIR, fato que irá agravar o problema de depressão porque passa a maioria dos residentes.
Em virtude disso estamos pedindo a ajuda de todos nessa campanha de solidariedade, doando um item ou mais do material que o Abrigo está precisando, para os residentes continuarem a ter um pouco mais de alegria e que possam continuar realizando seus trabalhos artísticos que muito auxiliam na sua recuperação psicológica.

As pessoas que quiserem ajudar o Abrigo João Paulo II podem entrar em contato com a professora ANA RITA do Programa Prosseguir pelo email <anafontess@hotmail.com> ou com a Coordenadora do NTE Belém II a professora MICHELINE BANHOS pelo email banhos.m@gmail.com.





quarta-feira, 23 de março de 2011

NTE BELÉM II EM PARCERIA COM A ESCOLA JUSTO CHERMONT

Ontém estive participando de uma conversa com os professores da escola estadual Justo Chermont (USE 5) sobre o uso das tecnologias nos ambientes pedagógicos da escola e aproveitando aquele instante da jornada pedagógica onde os professores estavam também discutindo seus planejamentos, tive a oportunidade de mostrar-lhes a importância das TIC no processo de aprendizagem dos alunos o que favorece incontestavelmente a inclusão digital.

Durante minha participação neste momento tão particular da escola tive a dimensão de como nossos educadores estão construindo o processo de ensino e aprendizagem, no que envolve as tecnologias e pude observar o interesse de todos os presentes em promover a inclusão digital dos alunos e o entendimento que eles mesmos como educadores do momento e do futuro precisam estar atuando com as mídias. Para tanto, solicitaram com a máxima urgência o curso de Introdução à Educação Digital.

Nossos educadores da escola Justo Chermont entendem a importância máxima de estarem envolvendo os conteúdos das disciplinas com as ferramentas que as mídias oferecem para poderem mostrar aos alunos uma metodologia renovadora atendendo às necessidades principalmente do turno da noite, com todas as suas particularidades.

Desta forma foi agendo um curso de 20h de Introdução à Educação Digital na escola, que ocorrerá no período de 28/03 a 01/04/2011, atendendo primeiramente 20 professores do turno da noite.

Agradecemos a atenção e o interesse de todos os educadores da escola Justo Chermont.

Fotos do evento:








Micheline Banhos

sábado, 19 de março de 2011

UTILIDADE PÚBLICA

PROGRAMA CORDAS DA AMAZONIA


Oferece vagas para alunos com "TDAH e DISLEXIA" comprovada no projeto de educação musical violoncelo em grupo, são turmas de inclusão, como exposto nas explanações na Faculdade Ypiranga e no Cisne ( antigo) em 2010, são vagas especificas para esta clientela, gratuitamente, para alunos da rede publica cursando o fundamental com esse perfil.

ATENÇÃO

PROGRAMA CORDAS DA AMAZÔNIA DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFPA
DIA: 21 A 25 DE MARÇO
HORA: 09:00 - 12:00 E 15:00 - 18:00 HS.
LOCAL: ESCOLA DE MÚSICA DA UFPA -
Av. conselheiro furtado, No 2007, entre 14 de Março e Generalíssimo Deodoro.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Edição 52 - Lição de Casa

Notícias

Alunos devem ter consciência da importância da lição de casa

As atividades devem ser desafiadoras, porém compreensíveis aos alunos

As atividades devem ser desafiadoras, porém compreensíveis aos alunos

Autor: Arquivo da escola


A equipe pedagógica do Colégio Estadual Pio XII, em Maripá (PR), a mais de 500 km de Curitiba, acredita que o dever de casa é importante e deve ser uma oportunidade de consolidar os conteúdos vistos em aula. E para aqueles alunos que raramente fazem essa atividade, defende a conscientização ao invés da penalização.

“A equipe pedagógica da escola entra em contato com a família para que, juntos, escola e família trabalhem no sentido de conscientizar o aluno da importância da lição de casa para a sua aprendizagem”, explica a diretora da instituição, Adriana Marquioro Baumann. Na visão da professora Jussara Nowatschek, que dá aulas de ciências nos 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, a motivação do aluno para realizar as tarefas de casa vem da conscientização da importância que elas têm para o processo ensino- aprendizagem antes do que da penalização.

Para Jussara, que atua no magistério há 23 anos, a lição de casa retoma o conteúdo trabalhado em sala, possibilitando ao aluno a fixação e a autoavaliação. “Ao realizar as tarefas ele pode detectar se entendeu ou não o conteúdo”, ressalta a professora, que costuma incluir nos deveres de casa atividades como: exercícios de revisão, pesquisas, construção de pequenos instrumentos e relatórios de práticas científicas.

Na visão de Adriana, que está há 15 anos no magistério, sete dos quais na direção, é importante que o educador observe as dificuldades apresentadas pelos estudantes durante a explicação de um novo conteúdo. Desse modo, ao elaborar as atividades que farão parte da lição de casa, elas deverão abordar o necessário para a compreensão dos alunos sobre o conhecimento que se deseja transmitir.

A diretora adianta que as lições de casa elaboradas no Colégio Pio XII são bastante diversificadas. “Cada professor elabora ações diferenciadas, criando estratégias bem definidas no sentido de consolidar os conteúdos vistos em sala de aula”, salienta. Segundo ela, durante as reuniões pedagógicas são desenvolvidos temas para debater o assunto, pois o professor deve criar estratégias e objetivos que irão propiciar um melhor aprendizado para o aluno. “As atividades devem ser desafiadoras, porém compreensíveis aos alunos, os conteúdos pedagógicos devem ser bem definidos de forma que as estratégias sejam bem específicas”, destaca Adriana. A escola tem 600 alunos matriculados, nos três turnos, nos níveis fundamental (6° ao 9º ano) e médio.

(Fátima Schenini)

FONTE: PORTAL DO PROFESSOR

sábado, 12 de março de 2011

Objetos de aprendizagem

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br

Este Repositório possui objetos educacionais de acesso público, em vários formatos e para todos os níveis de ensino. Acesse os objetos isoladamente ou em coleções.

Nesse momento o Banco possui 12.348 objetos publicados, 3.256 sendo avaliados ou aguardando autorização dos autores para a publicação e um total de 1.931.039 visitas de 165 paíse.

Informações diretamente do MEC

Caro professor utilize os objetos de aprendizagem como ferramentas didático-pedagógicas para aprimorar o conteúdo absorvido por seus alunos e também como critério de avaliação de sua disciplina.


quinta-feira, 3 de março de 2011

ESCOLA MAROJA NETO E O USO DA TECNOLOGIA: UMA AULA INESQUECÍVEL..

No dia 17 de janeiro mais um curso de Introdução à Educação Digital iniciava-se na Escola Maroja Neto, era a chegada da tecnologia para muitos professores. Nas turmas que se formaram nos três turnos - manhã, tarde e noite - temos profissionais da educação que se destacam pela curiosidade, vontade de aprender e o mais importante de tudo que acreditam que ainda há muito o que fazer pela educação.

Ontém dia 28 de fevereiro, os professores do turno da noite que estão sendo orientados por mim, professora Micheline Banhos, tiveram oportunidade de ministar uma aula com o tema "Tecnologia e Educação", utilizando o Impress do BotoSetCabano. Tive a satisfação de ver mais uma semente plantada e que está sendo regada a cada encontro, a cada tarefa, a cada discussão.

O professor Simão Bonfim foi o que mais surpreendeu pela criatividade dos slides e pela forma como manuseou a ferramenta, pois esse professor tinha muitas dificuldades com o computador, era sempre um dos últimos a deixar a sala de informática nos dias do curso e ontém foi o que mais surpreendeu pela forma como conduziu a aula e a intimidade que adquiriu com a máquina (o computador).

Não posso deixar de destacar também a alegria de todos quando comecei a mostrar como se utiliza o datashow. Todos riam e diziam estar aliviados porque agora sabiam como ligar e conectar o datashow de sua escola e alguns contaram que tinham vergonha de ver que outros colegas de outras escolas sabiam fazer isso e eles não, e que agora eles não teriam mais do que se envergonhar, pois estavam aprendendo naquele momento a manusear essas tecnologias.

No final das apresentações os professores Daniel Carlos,Vera Claudia, Simão Bonfim, Maria Carolina, José Airton e Antônio Manuel estavam completamente convencidos de que a tecnologia atualmente, e sempre, é uma ferramenta indispensável para o sucesso de seus alunos, nesse mundo tecnológico em que vivemos.

Parabéns a todos esses professores que estão se permitindo aprender sem medo de ser feliz...

Profº Daniel
Profª Vera
Profº Simão
Profª Maria Carolina
Profº Airton
Profº Antônio Manuel

Texto Micheline Banhos