quarta-feira, 13 de outubro de 2010

INCLUSÃO DIGITAL - ABRIGO JOÃO PAULO II
CURSO MINISTRADO PELA PROFª MICHELINE BANHOS

No último dia 7 de outubro ocorreu a Cerimônia de Certificação dos alunos residentes do Abrigo João Paulo II que concluíram o curso de Inclusão Digital ministrado por mim. Durante o evento alguns alunos deram seu depoimento relatando a importância do curso para o aprendizado e que eles estavam se sentido muito felizes por estarem participando de um evento onde eram os personagens principais.
Segundo os relatos o curso foi muito bom porque eles conseguiram aprender um pouco mais sobre o computador e também conseguiram identificar as letras no teclado e até formar algumas palavras o que não conseguiam fazer somente o caderno.
O interesse em aprender foi tanto que fez com que eles ultrapassassem as barreiras da doença que os acomete, a hanseníase. Muitos iam para as aulas de informática com dores nas pernas ou nas mãos, pois são os membros mais atingidos pela doença, outra dificuldade vencida foi a visão que em muitos é afetada pela forte e constante uso de medicação para tentar amenizar as sequelas da hanseníase.
Um outro problema enfrentado foi a ausência de tecnologias assistivas que em muito dificultou o desempenho, principalmente dos alunos que possuem "mãos de garra", ou seja, não têm os movimentos completos dos dedos ou até mesmo não têm mais os próprios dedos das mãos.
A alternativa foi trabalhar com a criatividade e utilizar lápis e caneta para substituir os movimentos dos dedos, para poder ensiná-los a digitar.
Apesar de todas as dificuldades conseguimos superar as barreiras e o curso chegou ao final com dez alunos sendo certificados, os demais (08) não conseguiram finalizar o curso porque a doença já num estágio muito avançado foi mais impiedosa e os acometeu de depressão e outras sequelas mais.
Uma batalha foi vencida e é apenas o começo de uma longa jornada a que todos estão convidados a prosseguir, pois que a vontade de continuar e a perseverança dos alunos residentes do Abrigo João Paulo II sirva de lição de vida a todos aqueles que desistem muito facilmente da caminhada, por estarem cansados do trabalho do dia-a-dia ou por problema pessoais, mas que têm seu corpo intacto sem perda de movimentos ou de visão e mesmo assim acham mais fácil desistir.

Minha gratidão a todo o corpo de funcionários do Abrigo e às professoras Ana Rita Fontes, Márcia Quaresma e Alexandra Moura, pela parceria e luta incessante compartilhada durante o curso.

Aqui deixo meus agradecimentos e respeito a todos os meus alunos residentes, do Abrigo João Paulo II os que concluíram um grande abraço e aos que não conseguiram chegar até o fim deixo minha mão estendida para que possa ajudá-los na caminhada.

Um grande abraço a todos.