terça-feira, 28 de junho de 2011
domingo, 26 de junho de 2011
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Consultor americano afirma que a tecnologia em sala de aula só vai ajudar na educação se as escolas e os professores mudarem o jeito de ensinar.
Leia mais aqui!
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Dicas de sites com atividades e planos de aula que podem ser utilizados em sala de aula:
REVISTA AO MESTRE
TURBINE SUA AULA
PORTAL DO PROFESSOR
ARTE NA ESCOLA
E-APRENDER
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Educação a Distância
ENSP inicia universalização de material didático
ENSP, publicada em 06/06/2011
O acesso a materiais em um repositório institucional complementa e potencializa sua função, trazendo muitos benefícios para a instituição. Atualmente, a EAD/ENSP tem mais de 60 mil alunos inscritos e quase 32 mil alunos egressos de seus 46 cursos, que abrangem todos os estados brasileiros. O Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS também atinge todas as regiões do país. Nele, já foram formados mais de 5 mil alunos e sua segunda versão pretende atingir mais de 7 mil participantes. Segundo Victor Grabois, membro da coordenação nacional do CNQGS, existe uma grande demanda nacional por esta formação, e a liberação de seu material didático contribui para a disseminação desse conhecimento.
Para ele, a disponibilização dos recursos educacionais dos cursos da EAD/ENSP é um grande avanço no movimento de acesso livre ao conhecimento. "Nós da coordenação nacional do Curso de Qualificação de Gestores ficamos honrados em saber que o material didático deste curso será o primeiro a ser inserido em nosso repositório institucional. Além disso, acredito que o acesso ao material didático do CNQGS fortalece muito o curso enquanto iniciativa de formação em larga escala, aumentando muito as possibilidades de que o conhecimento ali armazenado possa ser útil a outras formações e cursos destinados a qualificar a gestão do SUS, e aos profissionais de saúde e gestores do SUS em geral", afirmou.
Para o diretor da ENSP, Antônio Ivo, a decisão de colocar a produção científica da Escola disponível para acesso aberto significa um "compromisso de estender e universalizar aquilo que estamos fazendo e produzindo, em especial, o nosso patrimônio de material didático já existente e publicado em educação a distância ou vinculado a outros cursos da ENSP", disse. Ele ressaltou ainda que "a nossa instituição faz parte do sistema público, e por isso temos a obrigação de devolver a sociedade o investimento aqui feito".
Material didático ficará disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP
O material didático da EAD/ENSP será disponibilizado na Biblioteca Multimídia da Escola, que já oferece acesso aberto a todo o seu conteúdo desde 2004, sendo pioneira nessa área na Fiocruz. A coordenadora de Comunicação Institucional da Escola, Ana Furniel, explica que a Biblioteca funciona como um repositório institucional. Segundo ela, "estamos trabalhando em uma versão bem mais complexa desta ferramenta, para que este passe a ser um sistema de informação completo. Além de guardar o material, classificado e identificado, teremos também um sistema de gestão acoplado, que permitirá extrair relatórios e cruzar informações com a base de currículo Lattes".
Para ela, a disponibilização do material didático reforça a importância das discussões que aconteceram durante o Seminário de Acesso Livre ao Conhecimento. "Tivemos a presença de vários especialistas, e as soluções e definições políticas de várias instituições brasileiras e estrangeiras foram apresentadas. Desde então, estamos trabalhando para que a ENSP caminhe na direção de uma definição de Política Institucional de Acesso Aberto. Para isso, a Direção da ENSP pretende formar uma Comissão de Acesso Aberto na Escola, que dará seguimento a todos os encaminhamentos e decisões sobre o tema", completou Ana.
O material didático de todas as Unidades de Aprendizagem do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS está sendo classificado e incluído na Biblioteca pela equipe de bibliotecárias da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP). Este curso integra o Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial. Ele é composto por cinco Unidades de Aprendizagem.
O primeiro material disponibilizado na Biblioteca são os recursos educacionais da unidade de aprendizagem I: Fundamentos do Sistema Único de Saúde, composto de três capítulos. O primeiro Concepção de saúde-doença e o cuidado em saúde tem como objetivo apresentar as diferentes concepções sobre saúde-doença e cuidado, de forma a relacionar as necessidades em saúde com base nas características de uma população em um dado território; caracterizar a relação entre o processo saúde-doença e as dinâmicas existentes de cuidado relativo à organização das ações e serviços de saúde e as redes sociais de apoio; e tratar dos diferentes determinantes sociais do processo saúde-doença com base nas características de uma dada população.
Já o segundo capítulo Histórico do sistema de saúde, proteção social e direito à saúde visa apresentar as origens e a evolução do sistema de saúde brasileiro considerando os marcos da proteção social e do direito à saúde, caracterizar os marcos teóricos e conceituais que fundamentaram a reforma sanitária e deram origem ao Sistema Único de Saúde (SUS), bem como discutir os princípios e diretrizes do SUS com base na concepção de extensão dos direitos no setor saúde.
Já o terceiro capítulo 3 Princípios organizativos e instâncias de gestão do SUS apresenta aspectos relevantes para o funcionamento do sistema público de saúde, abordando a definição do papel e das atribuições dos gestores do SUS, a configuração e a forma de atuação das instâncias coletivas de negociação e de decisão sobre a política de saúde existentes no âmbito do SUS.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Sugestões de atividades com objetos de aprendizagem
Tendo em vista que a aprendizagem ocorre a partir da construção de conceitos e mediante esses a formulação de uma leitura de mundo proporcionando a inclusão social e cultural do indivíduo (FREIRE, 2006) torna-se de suma importância a utilização dos objetos de aprendizagem para que o aluno tenha contato com conceitos e novas metodologias de aprendizagem que estimulem o raciocínio e a lógica, permitindo que ele (o aluno) transfira essa aprendizagem para seu cotidiano em sociedade.
Temos hoje um perfil de aluno que a priori não é incentivado ao questionamento, à análise e tão somente à formulação de um pensamento crítico, pois na maioria das vezes é muito mais prático para o professor assoberbado de tarefas elaborar uma aula conteudista a ter que planejar uma metodologia em que a construção de conceitos ou até mesmo a prática do pensamento crítico esteja presente, por levar mais tempo de pesquisa e por exigir um domínio maior do conteúdo e até mesmo de outros conteúdos.
Daí a necessidade de trabalhar com objetos de aprendizagem que levem o aluno a pensar e por em prática seu raciocínio, sua razão,caso contrário, para que servirá a educação, se o aluno não puder por em prática tudo que aprendeu na escola.
O objeto de aprendizagem, a Alfabetização pode ser utilizado também em componentes curriculares, como em geografia, história e outra disciplinas que exijam uma interpretação para poder chegar a uma lógica de análise, claro que devido ao nível de aprendizagem isso deve ser trabalhado de forma mais graduada.
Nos objetos de Aprendizagem Fazenda e Rived pode ser discutida a questão de espaço, as características do campo e as diferenças de organização desse espaço, as noções de número e quantidade, as letras e a linguagem, além de trabalhar com o aluno as noções de espaço e as possibilidades e estratégias de solucionar problemas.
No Scrapbook podem ser trabalhados conceitos como etnia e raça, podendo o aluno montar um book com os elementos que formam sua raça. Além de trabalhar a arte da pintura e cores.
Os objetos de aprendizagem devem fazer parte do planejamento de todo professor, por ser mais um recurso que pode ser adaptado à realidade de cada escola, turma e aluno, basta que o professor disponibilize tempo e tenha a curiosidade para pesquisar e atualizar sua prática metodológica. Em geografia (disciplina de minha formação) é possível atuar utilizando vários objetos de aprendizagem principalmente os que trabalham com a questão da organização do espaço e suas variáveis e pode se atingir qualquer perfil de aluno independentemente de série e grau de entendimento.
Texto: Micheline Banhos