sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sugestões de atividades com objetos de aprendizagem

Tendo em vista que a aprendizagem ocorre a partir da construção de conceitos e mediante esses a formulação de uma leitura de mundo proporcionando a inclusão social e cultural do indivíduo (FREIRE, 2006) torna-se de suma importância a utilização dos objetos de aprendizagem para que o aluno tenha contato com conceitos e novas metodologias de aprendizagem que estimulem o raciocínio e a lógica, permitindo que ele (o aluno) transfira essa aprendizagem para seu cotidiano em sociedade.

Temos hoje um perfil de aluno que a priori não é incentivado ao questionamento, à análise e tão somente à formulação de um pensamento crítico, pois na maioria das vezes é muito mais prático para o professor assoberbado de tarefas elaborar uma aula conteudista a ter que planejar uma metodologia em que a construção de conceitos ou até mesmo a prática do pensamento crítico esteja presente, por levar mais tempo de pesquisa e por exigir um domínio maior do conteúdo e até mesmo de outros conteúdos.

Daí a necessidade de trabalhar com objetos de aprendizagem que levem o aluno a pensar e por em prática seu raciocínio, sua razão,caso contrário, para que servirá a educação, se o aluno não puder por em prática tudo que aprendeu na escola.

O objeto de aprendizagem, a Alfabetização pode ser utilizado também em componentes curriculares, como em geografia, história e outra disciplinas que exijam uma interpretação para poder chegar a uma lógica de análise, claro que devido ao nível de aprendizagem isso deve ser trabalhado de forma mais graduada.

Nos objetos de Aprendizagem Fazenda e Rived pode ser discutida a questão de espaço, as características do campo e as diferenças de organização desse espaço, as noções de número e quantidade, as letras e a linguagem, além de trabalhar com o aluno as noções de espaço e as possibilidades e estratégias de solucionar problemas.

No Scrapbook podem ser trabalhados conceitos como etnia e raça, podendo o aluno montar um book com os elementos que formam sua raça. Além de trabalhar a arte da pintura e cores.

Os objetos de aprendizagem devem fazer parte do planejamento de todo professor, por ser mais um recurso que pode ser adaptado à realidade de cada escola, turma e aluno, basta que o professor disponibilize tempo e tenha a curiosidade para pesquisar e atualizar sua prática metodológica. Em geografia (disciplina de minha formação) é possível atuar utilizando vários objetos de aprendizagem principalmente os que trabalham com a questão da organização do espaço e suas variáveis e pode se atingir qualquer perfil de aluno independentemente de série e grau de entendimento.

Texto: Micheline Banhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário