Este presente projeto está sendo colocado em prática no Abrigo João Paulo II, onde moram pessoas que enfrentam as sequelas de Hanseníase, mas que estão dando um exemplo de vida em ter vontade de aprender informática e fazer parte desse mundo digital em que eles estão inseridos.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE, INCLUSÃO E CIDADANIA
COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROFº MÁRIO THOMAZ
CURSO DE INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA PARA ALUNOS PACIENTES DO ABRIGO JOÃO PAULO II-PROGRAMA PROSSEGUIR
MINISTRANTE DO CURSO:
PROFESSORA MICHELINE BANHOS-NTE BELÉM PROFº MÁRIO THOMAZ
PROFESSORAS COLABORADORAS: ANA RITA FONTES DA SILVA, ALEXANDRA MOURA DUARTE E MÁRCIA QUARESMA RIBEIRO-PROGRAMA PROSSEGUIR-SEDUC
LOCAL: ABRIGO JOÃO PAULO II
1-APRESENTAÇÃO:
O Abrigo João Paulo II atende aproximadamente 140 idosos portadores de deficiências físicas em decorrência da hanseníase, são ex-internos da Colônia de Marituba. Eles recebem auxílio ambulatorial, além de serem atendidos por uma equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, professores, entre outros.
O Programa Prosseguir atende atualmente, 18 pacientes residentes que vivem no Abrigo, eles recebem através do programa aulas de alfabetização.
O Programa Prosseguir recebeu da Secretaria de Educação do Estado do Pará 9 netbooks que estão sendo utilizados durante as aulas como ferramentas pedagógicas, permitindo que esses pacientes tenham contado com o mundo digital, a maioria deles estão tendo a proximidade, pela primeira vez, com essa forma de tecnologia.
O Núcleo de Tecnologia Educacional Professor Mário Thomaz atua junto aos professores do Programa Prosseguir promovendo cursos de formação continuada e assessoramento quanto à utilização das tecnologias como ferramentas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem.
2-PÚBLICO ALVO:
18 alunos residentes atendidos pelo Programa Prosseguir no Abrigo João Paulo II
3-OBJETIVO:
Promover a inclusão digital 18 alunos residentes do Abrigo João Paulo II, atendidos pelo Programa Prosseguir
4-JUSTIFICATIVA:
O Abrigo João Paulo II recebeu como doação da Secretaria de Educação do Estado do Pará 9 netbooks que estão sendo utilizados nas aulas do Programa Prosseguir, porém os pacientes do abrigo estão tendo neste momento os primeiros contatos com essa tecnologia. Em virtude disso, surgiu a necessidade de um curso de introdução à informática para que seja viabilizada a inclusão digital desses pacientes.
A chegada das máquinas no Abrigo representa a descoberta de um mundo totalmente novo para os alunos residentes, pois até então eles não tinham tido oportunidade de acesso à essa tecnologia, devido o fato de serem na maioria remanescentes das famílias carentes que vivem nas proximidades do Abrigo ou são pessoas que viveram ali na época da existência da Colônia de Marituba, espaço este que abrigava as pessoas portadoras de hanseníase na década de 80.
A idade desses alunos residentes varia entre 40 a 80 anos, mas a vontade de aprender é constante, eles ficam maravilhados quando conseguem utilizar algum aplicativo do sistema, como o editor de texto, que está sendo usado para alfabetizá-los. Mas, o fato de que eles não sabem manusear a máquina tem dificultado o desenvolvimento das atividades pela professora da escola.
A necessidade de uma formação introdutória de informática agilizará esse processo de ensino e aprendizagem tendo em vista que a inclusão digital permitirá que eles possam estar desenvolvendo outras atividades nas máquinas o que estará ajudando nas etapas de desenvolvimento do cognitivo desses alunos.
Apesar de alguns deles serem excluídos durante muito tempo do convívio da sociedade e alguns renegados pela família em virtude da doença, os alunos residentes do Programa Prosseguir têm muita vontade de aprender e fazer parte desse mundo digital, o que será possibilitado através do curso de Introdução à informática, que será ministrado pela multiplicadora Micheline Banhos do Núcleo de Tecnologia Educacional Professor Mário Thomaz, com a colaboração das professoras Ana Rita Fontes da Silva, Alexandra Moura Duarte e Márcia Quaresma Ribeiro do Programa Prosseguir.
5-CRONOGRAMA:
INÍCIO:
Agosto
TÉRMINO:
1º Quinzena de Setembro
6-ESTRUTURA DO CURSO:
O curso ocorrerá em dois dias da semana (quintas e sextas-feiras) no horário de 9h às10h durante os mês de agosto e 1ª quinzena de setembro. Será dividido em três módulos, totalizando uma carga horária de 16 horas.
O conteúdo a ser ministrado acompanhará as aulas de alfabetização, sendo utilizados os aplicativos necessários para o desenvolvimento especificamente que irá auxiliar nas atividades desenvolvidas pelas professoras do Programa.
Para a realização do curso serão utilizados os netbooks que foram doados ao Abrigo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará.
7-CONTEÚDO DO CURSO
1º MÓDULO:
-INTRODUÇÃO:
Texto sobre a importância das tecnologias no mundo atual
1-CONHECENDO O COMPUTADOR
1.2-Periféricos de entrada e saída
1.3-Funções dos periféricos
2-SISTEMA OPERACIONAL
2.1-Conceito
3-UTILIZANDO OS PERIFÉRICOS
3.1-COMO UTILIZAR O TECLADO
3.2-VAMOS USAR O MOUSE
2º MÓDULO:
1-CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO
1.1- ÍCONES E ATALHOS
2-EDITOR DE TEXTO
2.1- BARRAS DE FERRAMENTAS
2.2- VAMOS DIGITAR
2.3-FORMATAR E SALVAR O DOCUMENTO
3º MÓDULO:
1-PESQUISANDO NA INTERNET
1.1-ABRINDO PÁGINAS NA INTERNET
1.2-SELECIONANDO CONTEÚDO COM SEGURANÇA NA WEB
Além de conteúdos de Português, Matemática, Arte e Ed. Física
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