terça-feira, 7 de setembro de 2010

Falando um pouco sobre Alfabetização...

Para Paulo Freire em seu livro "Alfabetização leitura do mundo, leitura da palavra", discutir o processo de alfabetização como a desalienação de um povo é a libertação de pensamentos e ações que antes são comandados pelas classes dominantes. Freire destaca nesta obra a importância de aprender a ler e escrever para que possam ocorrer as transformações no espaço e que esse processo deve ser encarado com toda a sua magnitude, porque mesmo sabendo ler e escrever o povo ainda é um analfabeto por se deixar levar pela classe dominante e não reclamar por seus direitos, principalmente pelo direito de controlar seu próprio caminho através da interpretação da realidade que o cerca. A partir do momento em que passamos a exercer a alfabetização, nos emancipamos social e culturalmente.
Vivemos em uma sociedade onde impera o conhecimento, a descoberta de novas experiências, novas técnicas. Imaginem um analfabeto diante de tudo isso. Como iniciar uma leitura se já reduzimos nossa vida a controles remotos, a manuais que não dizem nada. Como iniciar um analfabeto em um mundo virtual, se ele ao menos consegue diferenciar o B do D.
Daí a questão do analfabetismo significar o domínio de fato de uma sociedade, pois como explicar que em plena revolução digital ainda temos pessoas que não sabem pronunciar se quer seu nome corretamente. Isso significa atraso cultural e social para uma civilização pós-moderna.
Para Freire (2006) " a noção de analfabetização precisava alicerçar-se num projeto ético e político que dignificasse e ampliasse as possibilidades de vida e de liberdade humana".

Pensem nisso...


Texto Micheline Banhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário