No último dia 17, estive apresentando no I Encontro de Professores de Sala de Informática do Estado do Pará, o projeto "Inclusão digital para portadores de hanseníase do Abrigo João Paulo II - Marituba - Pará".
Foi muito importante a apresentação desse projeto para que se possa levantar várias questões e posicionamentos sobre a utilização das TICs no processo de inclusão digital e de alfabetização para pessoas com necessidades especiais, adquiridas a partir do desenvolvimento da doença de hanseníase, sendo esta uma enfermidade que provoca deformidades físicas e problemas psicológicas, além de durante um longo período, na história desse estado, ter condicionado várias pessoa a ficarem à margem do processo educacional, sem ter qualquer tipo de acesso aos meus institucionais de ensino e muito menos ao mundo digital.
Este quadro está mudando com a chegada de computadores no Abrigo João Paulo II, o que tem provocado nos residentes à necessidade e a possibilidade de resgatar a confiança e a vontade de aprender com as máquinas.
Os residentes do Abrigo em muito têm me ensinado em relação a superação de dificuldades, que não são passageiras, mas que não impedem que eles tenham curiosidade e expectativa em aprender com esse mundo digital.
Esse curso tem provado que as TICs podem estar presentes em todos os lugares colaborando no processo de ensino-aprendizagem, independentemente do grau de
dificuldade do aluno, favorecendo a disseminação das tecnologias em prol de uma educação atual e inovadora.
Texto: Micheline Banhos
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