XV Feira Pan-Amazônica do Livro
Coliseu das Letras
SECULT
Eles procuram cada vez mais interagir com os alunos e, assim, facilitar o contato com eles e a evolução na maneira de trabalhar. Esse é um ponto muito importante, já que a tecnologia está em toda a parte e a sala de aula não poderia ficar de fora. Os educadores estão cada vez mais preocupados com isso. E, talvez, a interação seja realmente a melhor forma de unir a tecnologia com a educação.
Essa ideia foi destacada pelo finlandês Reijo Laukkanen, chefe de assuntos internacionais da Câmara de Educação da Finlândia, durante a 8ª edição do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, de acordo com o Diario de Pernambuco. O caderno informática do jornal, nesta quarta-feira (15), contou com matéria sobre o evento e as novas tecnologias agregadas à educação.
Na apresentação do finlandês, segundo o DP, ele falou sobre o modelo de educação da Finlândia, país que não possui analfabetos e onde os professores são remunerados com cerca de R$ 5 mil por mês. A matéria destaca a afirmativa de Laukkanen de que o sucesso do país não está na tecnologia, e sim na interação dos professores com os alunos.
Então, cabe aos professores a procura pelo conhecimento dessas novidades. Além disso, o Brasil precisa investir mais na capacitação dos educadores e melhorar a remuneração. Com isso, a interação na sala de aula ganha mais um estímulo e o setor educativo é cada vez mais beneficiado. A web e as novas tecnologias estão aí para ajudar na capacitação dos educadores, nas novas formas de se trabalhar o aprendizado e para a melhor maneira de se transmitir conhecimento, já que o ambiente web permite uma maior disseminação dele.
Para ler mais sobre o assunto, vale a pena conferir a matéria do DP, assinada por Thayse Boldrini:
As tecnologias invadiram a sala de aula
Pode-se dizer que o Google é um universo de serviços, para tudo e para todos. Seja para uso pessoal ou profissional, a gigante das buscas possui uma vasta gama de soluções que pouco deixam a desejar. Algo que impressiona é a integração entre seus serviços: Se não todos, a grande maioria pode "conversar" entre si, e com isso oferecer uma entrega mais completa.
Entre suas inúmeras soluções, encontramos e-mail, gerenciadores de blogs, gerenciadores de sites, leitores de feeds, calendários de compromissos, editores de documentos, ferramentas avançadas de marketing, dentre muitos outros. Por isso o TechTudo resolveu reunir alguns deles e apresentá-los, de forma que você possa usufruir mais dos serviços gratuitos da Google.
Educação acontece quando transmitimos aos nossos filhos os ensinamentos e valores que recebemos de nossos pais. Quando paparicamos nossas crianças e as guiamos pelo caminho que acreditamos ser o melhor.
A educação não é um produto que se encontra nas prateleiras dos supermercados, mas é a transmissão de culturas e conhecimentos que recebemos e retransmitimos todos os dias.
A educação não é uma verdade eterna e imutável, mas é uma realidade que se transforma ao longo dos tempos guardando consigo um pouco de tudo que vai transformando.
A educação não é mérito de um único professor ou de uma única escola, mas é o objetivo de todo docente e de toda comunidade escolar.
A educação não é imposta, mas é primordial para a construção dos seres históricos de uma comunidade.
A educação precisa de defensores, de facilitadores, de pensadores e acima de tudo da cultura do povo que a constrói e por ela é construído.
Educação não é feita de belas frases e nem de modismos. É feita de pessoas: de suas histórias e suas vivências.
Educar é centra-se na formação integral do ser humano para que ele se reconheça no seu meio social.
A educação é diferente em cada cultura, o que nos remete e faz atentar para o fato de que é preciso antes de tudo ouvir as pessoas a quem se pretende educar.
A educação imposta de cima para baixo não deixa bons reflexos. Mas construída coletivamente forma cidadãos.
Existem muitas formas de educar, mas não existe receita infalível. É preciso aprender, ensinar e aprender, com este ciclo a formação dos mestres - aprendizes e dos aprendizes – mestres torna-se palpável e os velhos modelos vão ficando pelo caminho.
Ninguém escapa da educação, ela acontece em todos os momentos da nossa vida. Fiquemos atentos aos métodos!
Texto Publicado no Jornal O Marisco, edição 103.