quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MUITO INTERESSANTE...

A tecnologia dentro da sala de aula


Nada de apresentar trabalhos escolares com cartolinas ou entregar para o professor uma análise em papel pautado e escrito à mão. Hoje em dia, as apresentações são feitas em PowerPoint e os trabalhos escritos enviados por e-mail ou entregues em um CD. Isso só para citar as primeiras tecnologias que invadiram as salas de aula. Cada vez mais, a evolução tecnológica está presente nas escolas e faculdades. Essa já é realidade em todo o mundo. E, além dos alunos, os professores estão cada vez mais adeptos aos recursos tecnológicos, à web e às redes sociais.

Eles procuram cada vez mais interagir com os alunos e, assim, facilitar o contato com eles e a evolução na maneira de trabalhar. Esse é um ponto muito importante, já que a tecnologia está em toda a parte e a sala de aula não poderia ficar de fora. Os educadores estão cada vez mais preocupados com isso. E, talvez, a interação seja realmente a melhor forma de unir a tecnologia com a educação.

Essa ideia foi destacada pelo finlandês Reijo Laukkanen, chefe de assuntos internacionais da Câmara de Educação da Finlândia, durante a 8ª edição do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, de acordo com o Diario de Pernambuco. O caderno informática do jornal, nesta quarta-feira (15), contou com matéria sobre o evento e as novas tecnologias agregadas à educação.

Na apresentação do finlandês, segundo o DP, ele falou sobre o modelo de educação da Finlândia, país que não possui analfabetos e onde os professores são remunerados com cerca de R$ 5 mil por mês. A matéria destaca a afirmativa de Laukkanen de que o sucesso do país não está na tecnologia, e sim na interação dos professores com os alunos.

Então, cabe aos professores a procura pelo conhecimento dessas novidades. Além disso, o Brasil precisa investir mais na capacitação dos educadores e melhorar a remuneração. Com isso, a interação na sala de aula ganha mais um estímulo e o setor educativo é cada vez mais beneficiado. A web e as novas tecnologias estão aí para ajudar na capacitação dos educadores, nas novas formas de se trabalhar o aprendizado e para a melhor maneira de se transmitir conhecimento, já que o ambiente web permite uma maior disseminação dele.

Para ler mais sobre o assunto, vale a pena conferir a matéria do DP, assinada por Thayse Boldrini:

As tecnologias invadiram a sala de aula

FONTE:
Blog iNterativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário