sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PARA REFLETIR...

O QUE É EDUCAÇÃO?



É possível que a comunidade nunca tenha se perguntado sobre o que é educação. Mas é preciso saber que ela acontece em qualquer lugar e tempo e não é produto exclusivo das salas de aulas.

Educação acontece quando transmitimos aos nossos filhos os ensinamentos e valores que recebemos de nossos pais. Quando paparicamos nossas crianças e as guiamos pelo caminho que acreditamos ser o melhor.

A educação não é um produto que se encontra nas prateleiras dos supermercados, mas é a transmissão de culturas e conhecimentos que recebemos e retransmitimos todos os dias.

A educação não é uma verdade eterna e imutável, mas é uma realidade que se transforma ao longo dos tempos guardando consigo um pouco de tudo que vai transformando.

A educação não é mérito de um único professor ou de uma única escola, mas é o objetivo de todo docente e de toda comunidade escolar.

A educação não é imposta, mas é primordial para a construção dos seres históricos de uma comunidade.

A educação precisa de defensores, de facilitadores, de pensadores e acima de tudo da cultura do povo que a constrói e por ela é construído.

Educação não é feita de belas frases e nem de modismos. É feita de pessoas: de suas histórias e suas vivências.

Educar é centra-se na formação integral do ser humano para que ele se reconheça no seu meio social.

A educação é diferente em cada cultura, o que nos remete e faz atentar para o fato de que é preciso antes de tudo ouvir as pessoas a quem se pretende educar.

A educação imposta de cima para baixo não deixa bons reflexos. Mas construída coletivamente forma cidadãos.

Existem muitas formas de educar, mas não existe receita infalível. É preciso aprender, ensinar e aprender, com este ciclo a formação dos mestres - aprendizes e dos aprendizes – mestres torna-se palpável e os velhos modelos vão ficando pelo caminho.

Ninguém escapa da educação, ela acontece em todos os momentos da nossa vida. Fiquemos atentos aos métodos!



Texto Publicado no Jornal O Marisco, edição 103.

Nenhum comentário:

Postar um comentário