sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Mais uma proposta de aula para a classe hospitalar.

Esta semana trabalhei alguns conceitos e fatores sobre os seguintes temas:
- O planeta Terra (6º ano)
- Regionalização do território brasileiro (7º ano)
- Regionalização do mundo (8º ano)
- Globalização (1º ano)
- Complexo geoeconômico da Amazônia (3º ano)

Após as aulas expositivas, selecionei vídeos que retratassem o conteúdo que foi discutido em cada série para que fossem analisados pelos alunos que fazem parte da classe hospitalar do Hospital Ofhir Loyola. - Belém/PA.
Como no momento estamos sem acesso à internet, tive que selecionar os vídeos em casa, salvei no meu pendrive e em seguida colei na área de trabalho dos netbooks que são utilizados nas aulas.
Como atividade os alunos assistiram aos vídeos, em seguida relataram o que entenderam respondendo algumas questões e depois fizemos os comentários, a partir de então os alunos puderam expor as suas idéias e exclarecer dúvidas.

AVALIAÇÂO: A atividade foi muito interessante porque os alunos puderam trabalhar a interpretação do vídeo e depois explicar o que comprenderam, a partir de uma análise feita individualmente, assim a discussão foi muito mais produtiva porque eles fizeram as suas colocações e questinamentos embasados na aula expositiva e nas informações dos vídeos.

BEIRA DO RIO

GEOMETRIA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

15 alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola
Benvinda de Araújo Pontes utilizam o GeoGebra

por Paulo Henrique Gadelha /Setembro 2011
foto Acervo do Pesquisador












Software, download, e-book
. Esse vocabulário representa o universo das tecnologias que surgiram nas últimas décadas. Com o passar do tempo, profissionais de diversas áreas perceberam que algumas ferramentas poderiam ser bastante benéficas para a sua área de conhecimento. Na sala de aula, por exemplo, elas poderiam tornar os conteúdos mais atraentes e inteligíveis.

Utilizar ferramentas tecnológicas disponíveis para facilitar o processo ensino-aprendizagem e torná-lo mais eficaz é a proposta do Projeto de Extensão "Uso de softwares livres para o ensino de Geometria nas escolas públicas", coordenado pelo professor Manoel Lima Corrêa, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia do Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará (UFPA). As atividades acontecem na Escola Estadual de Ensino Médio Benvinda de Araújo Pontes, localizada no mesmo município.

LEIA MAIS

domingo, 18 de setembro de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO COMPUTADOR

Na última sexta-feira num atendimento a três alunas do Hospital Ofhir Loyola, sendo duas do 1º ano do ensino médio e uma da 3ª etapa do ensino fundamental. Depois de discutirmos sobre o conteúdo de ambas as séries, preparei a seguinte
sequência didática utilizando o computador.

SÉRIE: 3ª ETAPA

Conteúdo: noções de espaço natural e espaço geográfico
Público alvo: uma aluna da 3ª etapa do ensino fundamental
Objetivo: compreender como ocorrem as transformações do espaço, através da pesquisa na internet de diferentes imagens.
Metodologia: aula expositiva e pesquisa na internet de imagens que mostrem as diferenças entre espaço natural e espaço geográfico. A aluna deverá colar as imagens no editor de texto fazer um comentário sobre cada uma delas destacando os elementos da paisagem e as transformações que ocorreram.
Duração: 45 minutos
Avaliação: análise das imagens e comentário da aluna sobre suas observações.


SÉRIE: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Conteúdo: A Revolução Industrial e as transformações na sociedade
Público alvo: duas alunas do 1º ano do ensino médio
Objetivo: Enterder como ocorreram as transformações no espaço e no tempo através da Revolução Industrial.
Metodologia: pesquisa na internet de imagens que caracterizam as transformações na sociedade, no espaço e no tempo. Após a pesquisa as alunas terão que traçar um comentário sobre as imagens com base no que foi discutido durante a aula, utilizando o editor de texto.
Duração: 45 minutos
Avaliação: serão avaliadas as imagens e o comentário que será desenvolvido levando em consideração o conteúdo da aula.

Na minha avaliação essa sequência didática foi de fundamental importância porque consegui trabalhar o conteúdo da disciplina abarcando a pesquisa na internet, finalizando no editor de texto. A aula ficou muito mais interessante porque pude perceber como as alunas conseguiram entender o conteúdo discutido em aula, pois através das imagens selecionadas e do comentário feito por elas outras questões de extrema importância foram levantadas sobre o conteúdo, agora do ponto de vista de cada uma delas.



quarta-feira, 14 de setembro de 2011


Programa Prosseguir

Hoje iniciei minhas atividades no Programa Prosseguir, atendento pacientes do ensino fundamental no Hospital Barros Barreto. É mais uma experiência única em minha jornada de professora de geografia. Esses pacientes recebem aulas referentes ao ensino regular, podendo dar continuidade aos seus estudos independente do tempo em que eles permanecem internados.
O atendimento acontece no leito, caso os alunos pacientes estejam sem condições de se deslocar para a sala onde funciona a escolinha do Prosseguir.
Esse acompanhamento é de fundamental importância para que esses pacientes possam continuar fazendo parte do processo de ensino e aprendizagem, além de estarem sempre em contato com o mundo fora do hospital, pois existem pacientes atendidos pelo programa que estão no leito dos hospitais a muito tempo, outros sem perspectiva de data de retorno para casa.
Quando as professoras do programa Prosseguir chegam, eles fazem uma festa porque sabem que desta forma vão continuar se comunicando e sabendo do mundo fora do hospital. Muitos são alfabetizados no leito e agora já fazem uso da informática através dos leptops que permitem a navegação pela internet e mostra a eles lugares incríveis pelo mundo, lugares esses que se depender da doença que lhes aflige jamais conseguirão chegar.
O Programa Prosseguir é isso e muito mais, conseguimos colocar um sorriso no rosto das crianças internadas e que passam o dia sob efeito de medicações, mas quando chega a hora de ir para a escola Prosseguir a dor dar lugar ao entusiasmo e a vontade de conher coisas novas através da construção do conhecimento.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011


Sexta - 02/09/11 08h59, atualizado em 02/09/11 09h13

Ministro anunciou distribuição de tablets em escolas, diz assessoria.

Informação foi confirmada por associação de editores de livros escolares; segundo assessor do MEC, edital de material escolar deve incluir tablets.


O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (1º), durante a Bienal do Livro do Rio, que o MEC tem planos de distribuir tablets para alunos de escolas públicas a partir de 2012, segundo confirmou a assessoria da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros).

De acordo com a Agência Brasil, o edital para a compra dos tablets deve ser lançado ainda em 2011. “O MEC, neste ano, já publica o edital de tablets, com produção local, totalmente desonerado de impostos, com aval do Ministério da Fazenda. A ordem de grandeza do MEC é de centenas de milhares. Em 2012, já haverá uma escala razoável na distribuição de tablets”, disse Haddad, segundo informações da agência.

Ao G1, a assessoria do ministro negou que haja previsão para início da distribuição de tablets pelo governo, mas confirmou a publicação de um edital sobre material escolar que deve incluir tablets.

“Nós estamos investindo em conteúdos digitais educacionais. O MEC investiu, só no último período, R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais. Temos portais importantes, como o Portal do Professor e o Portal Domínio Público. São 13 mil objetos educacionais digitais disponíveis, cobrindo quase toda a grade do ensino médio e boa parte do ensino fundamental”, disse Haddad, ainda segundo a Agência Brasil.

A 15ª edição da Bienal do Livro começou nesta quinta, com a presença da presidente Dilma Rousseff na cerimônia de abertura. O evento, que acontece até dia 11 de setembro, traz uma programação de debates e encontros com 150 autores nacionais e mais de 20 escritores estrangeiros.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PARTICIPAÇÃO NA XV FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO


No último dia 07 as multiplicadoras Rosângela Pinho e Micheline Banhos estiveram participando da exposição de trabalhos do NTE BELÉM no espaço SEDUC, na XV FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO. Na oportunidade visitaram a RADIO WEB SEDUC que no momento estava sendo dirigida pela equipe Vania Castro, Antônio Jorge Brito, Elvis Lira e Flávio Bacelar. As multiplicadoras do NTE Belém falaram sobre as perspectivas das tecnologias nas salas de informática em parceria com os demais ambientes pedagógicos nas escolas estaduais.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011


Fique por dentro da programação da XV Feira do Livro que ocorre no período de 02 a 11/09/2011 no Hangar


XV FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO

I Feira do Livro da Escola Dr. Freitas



Dia: 02/09/2011



Programação


8:30 - Abertura: Professora Marly Augusto.


Lançamento do tema da redação do Círio (Ensino Médio).


9:00 - Hip Hop (alunos da professoras Aurélia e Vânia).


9:15 - Leitura Dramatizada.


Professores: Arnaldo Rodrigues e Lene Pacheco.


9:45 - Lançamento do livro "Por um instante" das aluna Luana Pena e Rayane Barros.


10:30 - Divulgação das obras dos professores-autores.


Sorteio de livros.


11:00 - Exibição do curta " Mulheres Choradeiras"


Oficina de Libras: professora Ana Paula Gomes.

Fonte: Blog Escola Dr. Freitas