quarta-feira, 14 de setembro de 2011


Programa Prosseguir

Hoje iniciei minhas atividades no Programa Prosseguir, atendento pacientes do ensino fundamental no Hospital Barros Barreto. É mais uma experiência única em minha jornada de professora de geografia. Esses pacientes recebem aulas referentes ao ensino regular, podendo dar continuidade aos seus estudos independente do tempo em que eles permanecem internados.
O atendimento acontece no leito, caso os alunos pacientes estejam sem condições de se deslocar para a sala onde funciona a escolinha do Prosseguir.
Esse acompanhamento é de fundamental importância para que esses pacientes possam continuar fazendo parte do processo de ensino e aprendizagem, além de estarem sempre em contato com o mundo fora do hospital, pois existem pacientes atendidos pelo programa que estão no leito dos hospitais a muito tempo, outros sem perspectiva de data de retorno para casa.
Quando as professoras do programa Prosseguir chegam, eles fazem uma festa porque sabem que desta forma vão continuar se comunicando e sabendo do mundo fora do hospital. Muitos são alfabetizados no leito e agora já fazem uso da informática através dos leptops que permitem a navegação pela internet e mostra a eles lugares incríveis pelo mundo, lugares esses que se depender da doença que lhes aflige jamais conseguirão chegar.
O Programa Prosseguir é isso e muito mais, conseguimos colocar um sorriso no rosto das crianças internadas e que passam o dia sob efeito de medicações, mas quando chega a hora de ir para a escola Prosseguir a dor dar lugar ao entusiasmo e a vontade de conher coisas novas através da construção do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário