domingo, 18 de setembro de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO COMPUTADOR

Na última sexta-feira num atendimento a três alunas do Hospital Ofhir Loyola, sendo duas do 1º ano do ensino médio e uma da 3ª etapa do ensino fundamental. Depois de discutirmos sobre o conteúdo de ambas as séries, preparei a seguinte
sequência didática utilizando o computador.

SÉRIE: 3ª ETAPA

Conteúdo: noções de espaço natural e espaço geográfico
Público alvo: uma aluna da 3ª etapa do ensino fundamental
Objetivo: compreender como ocorrem as transformações do espaço, através da pesquisa na internet de diferentes imagens.
Metodologia: aula expositiva e pesquisa na internet de imagens que mostrem as diferenças entre espaço natural e espaço geográfico. A aluna deverá colar as imagens no editor de texto fazer um comentário sobre cada uma delas destacando os elementos da paisagem e as transformações que ocorreram.
Duração: 45 minutos
Avaliação: análise das imagens e comentário da aluna sobre suas observações.


SÉRIE: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Conteúdo: A Revolução Industrial e as transformações na sociedade
Público alvo: duas alunas do 1º ano do ensino médio
Objetivo: Enterder como ocorreram as transformações no espaço e no tempo através da Revolução Industrial.
Metodologia: pesquisa na internet de imagens que caracterizam as transformações na sociedade, no espaço e no tempo. Após a pesquisa as alunas terão que traçar um comentário sobre as imagens com base no que foi discutido durante a aula, utilizando o editor de texto.
Duração: 45 minutos
Avaliação: serão avaliadas as imagens e o comentário que será desenvolvido levando em consideração o conteúdo da aula.

Na minha avaliação essa sequência didática foi de fundamental importância porque consegui trabalhar o conteúdo da disciplina abarcando a pesquisa na internet, finalizando no editor de texto. A aula ficou muito mais interessante porque pude perceber como as alunas conseguiram entender o conteúdo discutido em aula, pois através das imagens selecionadas e do comentário feito por elas outras questões de extrema importância foram levantadas sobre o conteúdo, agora do ponto de vista de cada uma delas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário