quinta-feira, 25 de agosto de 2011

XV Feira Pan-Amazônica do Livro

PAPO CABEÇA

Coliseu das Letras

15h30 às 17h
05/09
Família
Convidados: Marcia Tiburi (SP) e Aluisio Almeida (PA)
06/09
Escola: informação e formação
Convidados: Carlos Rodrigues Brandão (SP) e Wilma Bahia Coelho (PA)
07/09
Violência: bullying, racismo, fobias e outras
Convidados: Cleo Fante (SP) e Reinaldo Pontes (PA)
08/09
Mundo virtual: redes sociais – faces e interfaces
Convidados: Ismael Caneppele (SP) e Marcelo Carvalho (PA)
09/09
Valores: gentileza gera gentileza
Convidados: Leonardo Guelman (RJ) e Alberto Almeida (PA)
Apresentação: Bete Dopazio
Intervenções: Ester Sá e Renato Torres

SECULT

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MUITO INTERESSANTE...

A tecnologia dentro da sala de aula


Nada de apresentar trabalhos escolares com cartolinas ou entregar para o professor uma análise em papel pautado e escrito à mão. Hoje em dia, as apresentações são feitas em PowerPoint e os trabalhos escritos enviados por e-mail ou entregues em um CD. Isso só para citar as primeiras tecnologias que invadiram as salas de aula. Cada vez mais, a evolução tecnológica está presente nas escolas e faculdades. Essa já é realidade em todo o mundo. E, além dos alunos, os professores estão cada vez mais adeptos aos recursos tecnológicos, à web e às redes sociais.

Eles procuram cada vez mais interagir com os alunos e, assim, facilitar o contato com eles e a evolução na maneira de trabalhar. Esse é um ponto muito importante, já que a tecnologia está em toda a parte e a sala de aula não poderia ficar de fora. Os educadores estão cada vez mais preocupados com isso. E, talvez, a interação seja realmente a melhor forma de unir a tecnologia com a educação.

Essa ideia foi destacada pelo finlandês Reijo Laukkanen, chefe de assuntos internacionais da Câmara de Educação da Finlândia, durante a 8ª edição do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, de acordo com o Diario de Pernambuco. O caderno informática do jornal, nesta quarta-feira (15), contou com matéria sobre o evento e as novas tecnologias agregadas à educação.

Na apresentação do finlandês, segundo o DP, ele falou sobre o modelo de educação da Finlândia, país que não possui analfabetos e onde os professores são remunerados com cerca de R$ 5 mil por mês. A matéria destaca a afirmativa de Laukkanen de que o sucesso do país não está na tecnologia, e sim na interação dos professores com os alunos.

Então, cabe aos professores a procura pelo conhecimento dessas novidades. Além disso, o Brasil precisa investir mais na capacitação dos educadores e melhorar a remuneração. Com isso, a interação na sala de aula ganha mais um estímulo e o setor educativo é cada vez mais beneficiado. A web e as novas tecnologias estão aí para ajudar na capacitação dos educadores, nas novas formas de se trabalhar o aprendizado e para a melhor maneira de se transmitir conhecimento, já que o ambiente web permite uma maior disseminação dele.

Para ler mais sobre o assunto, vale a pena conferir a matéria do DP, assinada por Thayse Boldrini:

As tecnologias invadiram a sala de aula

FONTE:
Blog iNterativo

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sugestões de sites que discutem o computador como ferramenta pedagógica, mostrando algumas atividades que podem desenvolver o cognitivo da criança em diversas etapas do conhecimento:

SOL

TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO

APRENDER A APRENDER

285 livros grátis sobre internet, redes sociais, comunicação, TICs, educação, SEO, jornalismo e cultura digital.

O site espanhol Humano Digital compilou links de 285 títulos de livros digitais ou e-books gratuitos (de livre acesso) em espanhol, inglês e português que abordam temáticas relacionadas à comunicação e cultura digital: ciberjornalismo, TICs, literatura digital, redes sociais, marketing digital, cibercultura, we 2.0., posicionamento em buscadores.

LEIA MAIS...

sexta-feira, 5 de agosto de 2011


16 serviços que o Google presta que talvez você não conheça.

Pode-se dizer que o Google é um universo de serviços, para tudo e para todos. Seja para uso pessoal ou profissional, a gigante das buscas possui uma vasta gama de soluções que pouco deixam a desejar. Algo que impressiona é a integração entre seus serviços: Se não todos, a grande maioria pode "conversar" entre si, e com isso oferecer uma entrega mais completa.

Entre suas inúmeras soluções, encontramos e-mail, gerenciadores de blogs, gerenciadores de sites, leitores de feeds, calendários de compromissos, editores de documentos, ferramentas avançadas de marketing, dentre muitos outros. Por isso o TechTudo resolveu reunir alguns deles e apresentá-los, de forma que você possa usufruir mais dos serviços gratuitos da Google.

LEIA MAIS...

PARA REFLETIR...

O QUE É EDUCAÇÃO?



É possível que a comunidade nunca tenha se perguntado sobre o que é educação. Mas é preciso saber que ela acontece em qualquer lugar e tempo e não é produto exclusivo das salas de aulas.

Educação acontece quando transmitimos aos nossos filhos os ensinamentos e valores que recebemos de nossos pais. Quando paparicamos nossas crianças e as guiamos pelo caminho que acreditamos ser o melhor.

A educação não é um produto que se encontra nas prateleiras dos supermercados, mas é a transmissão de culturas e conhecimentos que recebemos e retransmitimos todos os dias.

A educação não é uma verdade eterna e imutável, mas é uma realidade que se transforma ao longo dos tempos guardando consigo um pouco de tudo que vai transformando.

A educação não é mérito de um único professor ou de uma única escola, mas é o objetivo de todo docente e de toda comunidade escolar.

A educação não é imposta, mas é primordial para a construção dos seres históricos de uma comunidade.

A educação precisa de defensores, de facilitadores, de pensadores e acima de tudo da cultura do povo que a constrói e por ela é construído.

Educação não é feita de belas frases e nem de modismos. É feita de pessoas: de suas histórias e suas vivências.

Educar é centra-se na formação integral do ser humano para que ele se reconheça no seu meio social.

A educação é diferente em cada cultura, o que nos remete e faz atentar para o fato de que é preciso antes de tudo ouvir as pessoas a quem se pretende educar.

A educação imposta de cima para baixo não deixa bons reflexos. Mas construída coletivamente forma cidadãos.

Existem muitas formas de educar, mas não existe receita infalível. É preciso aprender, ensinar e aprender, com este ciclo a formação dos mestres - aprendizes e dos aprendizes – mestres torna-se palpável e os velhos modelos vão ficando pelo caminho.

Ninguém escapa da educação, ela acontece em todos os momentos da nossa vida. Fiquemos atentos aos métodos!



Texto Publicado no Jornal O Marisco, edição 103.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011


Retorno...

Estamos retornando às nossas publicações depois de longo período de reflexão sobre temas e debates que devem intermediar novas ações e comportamentos a partir dessa metade de ano, o que significa a continuidade dos trabalhos, das batalhas, das derrotas, das vitórias. Nossa estrada é árdua, repleta de declives, alguns muito difíceis de recomeçar, mas para todo combatente, o combate requer sempre uma reflexão para traçar novas estratégias e então depois de tanta luta, o momento mais importante e incansável... a VITÓRIA.
Voltamos com o desejo de tornar mais frequente a discussão sobre temas que envolvam a alfabetização através do computador, sendo este ainda o instrumento mais desafiador para nossos profissionais da educação.
A partir do momento que o professor se permite discutir e ouvir opiniões e depoimentos, além de trocar idéias e dividir responsabilidades, as barreiras tornam-se uma conquista e a aprendizagem uma caminhada suave para a formação do aluno.
Convido a todos para estarmos juntos nessa caminhada de sucessos.