sábado, 14 de agosto de 2010

Para refletir...

A aprendizagem através do computador tem sido uma questão muito debatida na sociedade atual, metodologias tradicionais relutam em admitir que o processo de aprender a ler, escrever e contar não pode ser realizado no computador, pois para tanto seria necessário primeiramente um conhecimento de informática e como isso seria possível se o aluno ainda não sabe ler. Acredito que o computador possui ferramentas que favoreçam essa realidade. Atualmente o computador tem proporcionado ao professor um campo de atividades que podem auxiliar no desenvolvimento e na prática de métodos avançados de ensinar, não somente a escrita para quem não sabe ler, mas também para fazer com que os alunos deixem de ser analfabetos digitais, aprendendo também a interpretar e resolver questões de matemática, física, inglês e porque não geografia, história e outras mais. Pois, nossos alunos mesmo sabendo ler e escrever, ainda são analfabetos nas demais disciplinas porque não sabem pesquisar, selecionar conteúdos importantes e outros processos mais que fazem parte de um aprendizado.
Por esse motivo devemos incentivar que nossas escolas utilizem cada vez mais o computador no processo de ensino e aprendizagem para que nossos alunos deixem ser analfabetos e possam interpretar sua própria realidade.

Por Micheline Banhos

2 comentários:

  1. É isso mesmo. Temos tido um trabalho grandioso para, realmente, letrar nossos alunos.
    Acredito que trabalhar no letramento digital com nossos alunos poderá mudar muito a nossa realidade sobre a competência leitora.
    Boa sorte em seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Olá Micheline,
    Creio que já estamos começando a mudar a forma de aprender-ensinar, mas como a colega postou anteriormente, é um trabalho grandioso e que requer muito empenho, porque a nossa tarefa não é fácil para uma educação melhor.
    Bj
    Mônica

    ResponderExcluir