sábado, 14 de agosto de 2010

Inclusão Digital e Alfabetização - Abrigo João Paulo II

NTE Belém Profº Mário Thomaz e Programa Prosseguir

Teve início no dia 12/08/2010 o curso de Inclusão Digital para os alunos da escolinha de Jesus do Abrigo João Paulo II, que faz parte do Programa Prosseguir. O curso está sendo ministrado pela professora Micheline Banhos (NTE Belém Profº Mário Thomaz) com a colaboração das professoras Ana Rita Fontes, Márcia Quaresma e Alexandra Duarte (Programa Prosseguir) e consiste em conteúdos de informática básica associados aos conteúdos de Alfabetização, Artes e Educação Física, ou seja, ao mesmo tempo em que os alunos estão aprendendo informática estão desenvolvendo, também, atividades das disciplinas regulares, principalmente se alfabetizando através do computador. São utilizados entre os recursos o editor de texto no qual os alunos podem teclar e conhecer as letras, dando enfase à leitura de pequenos textos produzidos por eles.

Em relação à disciplina Artes eles irão aprender a acessar a internet e buscar o conhecimento sobre pintura, imagens, formas, cores e até mesmo visualizar obras de autores famosos do Brasil e outros países . Em Educação Física irão aprender sobre o corpo, através de pesquisas buscando melhorar seus hábitos para adquerir qualidade de vida.

Este é um projeto idealizado pelo NTE Belém profº Mário Thomaz em parceria com o Programa Prosseguir, visando a utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino para alunos hansenianos com dificuldades motoras, cognitivas e psicológicas em virtude das sequelas deixadas pela doença, mas que muito têm demostrado interesse em aprender e fazer parte desse mundo digital, mostrando que nada é impossível apesar das dificuldades.

Texto Micheline Banhos

2 comentários:

  1. Prabéns professora pela iniciativa. Bem louvavel

    ResponderExcluir
  2. Oi Micheline,
    O projeto merece aplausos. Continue sempre abraçando essas iniciativas, o que, consequentemente, nos estimula a seguir seus caminhos.
    Parabéns! Parabéns também a todos que trabalham em prol da inclusão social.
    Bj
    Mõnica

    ResponderExcluir