O Blog é uma ferramenta de interação onde é possível trocar informações instantaneamente sobre diversos temas, ou sobre um tema específico. Permitindo também a autoria de textos e mensagens. No Blog também é possível fazer enquetes buscando desenvolver o pensamento crítico.
O Blog ainda é pouco usado na Educação, por falta de conhecimento da maioria dos professores, acreditando por ser este um canal de interatividade onde o aluno tem livre acesso, podendo falar de qualquer assunto, o que causa nos professores certo receio, o que vem a ser um pensamento errôneo sobre essa ferramenta, por esse motivo acabam por não utilizá-lo com seus alunos.
Uma forma de trabalhar o Blog é promovendo um debate entre alunos da mesma série de turmas diferentes com conteúdos afins. O Blog pode ser usado como o produto de uma aula que iniciou na sala, o professor de Geografia trabalha com seus alunos um conteúdo sobre o Aquecimento Global, mostra durante a aula vários conceitos, causas e conseqüências, em seguida direciona os alunos para a sala de informática e cria um blog com eles com o tema Aquecimento Global e pede para que em grupo criem um texto colocando tudo que entenderam sobre o tema e postem no blog. O mesmo procedimento ocorrerá com a outra turma, dessa forma os alunos estarão criando textos de sua autoria e trocando idéias com outros alunos.
A troca de idéias e questionamentos com outros alunos pode ocorrer no mesmo blog desta forma a interação pode ser muito maior e as postagens podem levar a construção de novos textos e também a criação de outros blogs.
A avaliação ocorrerá da seguinte forma: análise do conteúdo do blog, criatividade, postagens de autoria e número de comentários.
O Orkut é um canal de relacionamento com troca de mensagens e imagens, sua utilização como ferramenta pedagógica não é muito difundida nas escolas, devido alguns professores relutarem em utilizá-lo como instrumento de aula. Porém, o Orkut tem várias ferramentas que podem ser exploradas pelos professores e alunos abordando todo e qualquer conteúdo o que ajudaria e muito na diminuição da divulgação de imagens com fins errôneos.
O Orkut tem as seguintes ferramentas: enquete, bate-papo, postagem de mensagens, divulgação de imagens, vídeos e comunidades.
O professor pode criar, por exemplo, uma comunidade para a sua disciplina e no Orkut pedir que os alunos entrem em contato com outros colegas para divulgar textos e abrir enquetes de discussão.
O acesso da comunidade no Orkut fará com que esses alunos tenham a curiosidade de saber quem está participando e automaticamente irão ler o que o colega postou. O conteúdo poder ser variado, inclusive com resolução de questões discutidas em sala de aula.
No final, depois da enquete encerrada o professor poderá criar um vídeo com as respostas mais completas e mostrar aos alunos, criando um quadro pontuando participação e criatividade nas respostas e número de mensagens na comunidade. Além de pedir a turma que troquem imagens abordando o conteúdo.
Trabalhando o Orkut desta forma o professor poderá avaliar os alunos em vários pontos como: a produção de texto de sua autoria, a seleção de imagens adequadas com o conteúdo, a pesquisa, o questionamento e a interatividade.
Powerpoint
A ferramenta Powerpoint é muito interessante porque trabalha a criatividade do aluno, além de estimulá-lo a organização de seus trabalhos e a pesquisa. A produção de textos de autoria do próprio aluno é trabalhada a partir da discussão do conteúdo em sala de aula.
Em seguida a turma fará a pesquisa de conteúdo e imagens para elaborar a apresentação no powerpointe, essa atividade requer a troca de informações e um trabalho em equipe facilitando a interação e a discussão do tema a ser apresentado pela turma.
O professor de geografia pode trabalhar o Tema Evolução Tecnológica: causas e conseqüências. Esse professor pode fazer uma introdução do conteúdo em sala de aula, explicando através da linha do tempo esse processo de evolução da tecnologia, destacando desde os primórdios da civilização até os dias atuais, exemplificando sempre com um tipo de tecnologia para cada época.
Em seguida deve direcionar os alunos para a sala de informática e pedir que eles, em equipe, pesquisem e associem a cada época outros tipos de tecnologias que foram surgindo, destacando suas causas e conseqüências para a sociedade e o meio ambiente.
No processo final deve ser montada uma apresentação de PowerPoint com a linha do tempo que os alunos criaram e destacando as mudanças ocorridas na sociedade e no espaço, essa apresentação deve ser mostrada através de slide em um seminário envolvendo toda a turma.
A avaliação do professor será quanto ao conteúdo e veracidade do material, desempenho individual e em equipe, organização do material e criatividade.
imagens retiradas do Google
MICHELINE BANHOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário